Manifestação

Moradores da Maré fecham Linha Vermelha durante protesto

Ato foi reivindicação contra a violência na região

Viatura da PM durante patrulhamento nas proximidades da Vila do João
Viatura da PM durante patrulhamento nas proximidades da Vila do João |  Foto: Lucas Alvarenga

Moradores do Complexo Maré fizeram um protesto no 5º dia de operações na comunidade nesta segunda-feira (16). O ato acontece por conta dos recentes casos de violência na região durante as operações da polícia. Na manhã desta segunda, um suspeito foi morto. 

“Nossas crianças precisam estudar, e muitas mães grávidas precisam de atendimento nas clínicas e uma semana que essas operações estão acontecendo e interferindo no nosso dia a dia”, diz uma mensagem escrita pelos moradores convocando a todos para o ato, que começou por volta das 12h. 

Pessoas utilizaram camisas brancas como símbolo de paz. A operação impactou 41 escolas nesta segunda, afetando mais de 13 mil moradores. Na última semana, postos de saúde e escolas também tiveram suas atividades interrompidas por causa da operação. 

Em nota, a Polícia Militar informou que policiais militares do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE), foram acionadas para uma ocorrência na Linha Vermelha.

Os agentes receberam informações de que os moradores da Comunidade Vila do Pinheiro estariam arremessando pedras em veículos na Linha Vermelha e na Linha Amarela.

Imediatamente, o Comando do BPVE determinou o envio de equipes ao local. Chegando lá, foram constatados alguns sacos de lixo em chamas na via, que já foram removidos pelos policiais. Neste momento, o trânsito flui normalmente no local e o policiamento segue reforçado.

Morte

Blindado nos arredores das comunidades
Blindado nos arredores das comunidades |  Foto: Lucas Alvarenga

Um suspeito foi morto em confronto e teve a pistola apreendida nesta segunda-feira (16). O caso está em investigação pela Delegacia de Homicídios da Capital.

Uma plantação de maconha foi apreendida, assim como galões de gasolina e 7 veículos roubados que foram apreendidos. Na última semana, mais de 100 carros roubados foram recuperados.

A operação, segundo o governador Cláudio Castro, continua até que as forças de inteligência entendam que é necessário. A operação busca capturar membros da facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP). A ideia é frear o tráfico nas comunidades.

Força Nacional

Nesta segunda, também terá início a atuação da Força Nacional no reforço do patrulhamento das estradas estaduais e rodovias expressas. Ao todo, 155 agentes já estão na capital fluminense, foram prometidos 300 agentes ao todo.

O ministro da Justiça e Segurança Público Flávio Dino falará um pouco sobre a imprensa no período da tarde, em uma entrevista com a imprensa. Ele estará junto com Ricardo Cappelli, secretário executivo da pasta.

< Astro de 'Jurassic Park' sobre luta contra câncer: 'Preparado' PRF registra 79 mortes em rodovias federais durante o feriado <